Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

2ª postagem

2ª postagem – setembro

Em psicologia podemos observar características bem nítidas descritas por Freud em nossos alunos.

As leituras que fizemos sobre o inconsciente, repressão, complexo de Édipo, transferência, sintoma, entre outros conseguimos entender porque de algumas atitudes tomadas por nossos estudantes.

Temos, em uma sala de aula, desde estudantes que tem seu ego totalmente desenvolvido até estudantes que agem através do id e outros ainda que trabalhem o superego.

Acredito que o id apareça na maioria das crianças, crianças essas que agem impulsionadas pela vontade de realizar ou falar o que lhes vem ao inconsciente, simplesmente pelo prazer de falar ou fazer o que quer.

Já o ego, além de serem observados na maioria dos adultos, também os adolescentes já começam a mostrar com veemência este conceito, começam a perceber sentimentos, que até então estavam guardados ou adormecidos, começam a pensar mais antes de agir ou falar, já começam a ter consciência de seus atos.

No superego, de igual modo, começa a se formar na maioria dos adolescentes, começando a se mostrar valores familiares e sociais e isso o acompanhará por toda a vida.

A partir destes conceitos conseguimos conviver melhor e entender melhor cada adolescente ou criança, pois se trata de um conhecimento, pois adquirimos em estudos, observações e escutas.

As teorias da psicanálise ajudam também a entender como ocorre aprendizado, quando um professor consegue orientar bem uma criança o aprendizado passa a ser uma conseqüência.

Um professor tem que ter em mente que a criança não chega à escola “vazia”, ela passou por experiências, por observações, por escutas, para tanto, ela já sabe algo.

Nenhum comentário: