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quinta-feira, 7 de outubro de 2010

1ª postagem

1ª postagem – setembro

No primeiro semestre, na interdisciplina Escola, Cultura e sociedade, lemos sobre os tipos de dominação que são a dominação legal, tradicional e carismática.

Em nosso dia-a-dia estamos em constante dominação seja ela imposta pelas regras da sociedade, pelo modelo tradicional, obedecendo a pessoas que estão hierarquicamente superiores a nos e aquela dominação que nos propomos a obedecer que é a afetiva, carismática.

Nós, enquanto educadores devemos ganhar o respeito de nossos educandos através do respeito e respeito mútuo, caso contrário não estaremos impondo respeito pelo respeito e sim pela dominação tradicional, pela autoridade.

A família tem um papel importante no processo educacional, devendo mostrar para a criança uma educação independente da classe social em que vive.

Ao estudarmos Escola, Projeto Pedagógico e Currículo observamos que o professor, enquanto professor deve tender a mudar alguns pontos de vista em relação a ele e ao mundo e isso nenhuma faculdade nos traz.

Se, ao entrarmos numa escola com perspectivas docentes tiradas em livros, a prática nos mostra a realidade de cada criança.

Para tanto, o processo de dominação muda, assim como muda nossas perspectivas.

O docente deve ser dinâmico, respeitando sempre a individualidade de cada estudante, mesmo sem condições humanas e materiais de trabalho, além de existir o fator desmotivador de alguns estudantes, devido a precariedade de vida que levam.

Algo que me despertou ao longo dos semestres é o trabalho com a realidade de cada estudante, trazer assunto que circundam o dia-a-dia dos estudantes, isso faz com que eles participem e interajam na aula, pois é assunto conhecido deles.

Por exemplo, o uso de mídias nas aulas, fazer trabalhos usando a internet, pois os adolescentes estão trocando qualquer outra atividade pelo uso do computador, o uso do celular, mp4, 5, 6, etc.

É papel da educação escolar capacitar os estudantes para a vida de forma dinâmica para que este seja capaz de interagir com o meio e com seu semelhante. Para isso a informática é uma nova e poderosa ferramenta para deixarmos de lado a forma de dominação tradicional e nos tornarmos dinâmicos usando artifícios que estimulem nossos estudantes a ler, debater, dar opiniões e dividir com o próximo seus aprendizados.

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