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quinta-feira, 18 de novembro de 2010

7ª postagem

7ª postagem

A Educação de Jovens e Adultos passou por uma grande metamorfose no Brasil, houve insucessos, assim como houve grandes avanços.

Estudantes da EJA são estudantes que trabalham o dia todo e, se levarmos em consideração esta principal característica, veremos que quase não sobra tempo para o estudo, uma vez que, em sua maioria, seu turno de trabalho é de oito horas/dia.

Se levarmos em conta que, se não toda a maioria tem família, esse tempo se restringe mais ainda. Ao pensarmos no quesito “tempo” dos estudantes da EJA, devemos pensar também nas metodologias usadas para atrair essa parte da população desprivilegiada pelas camadas dominantes da sociedade.

A educação de jovens e adultos deve ser multicultural, uma educação que não exclua por motivos de etnia, gênero, idade ou por outras formas discriminatórias.

Esses jovens e adultos lutam constantemente para a superação de suas condições de vida, seja moradia, saúde, alimentação, transporte, emprego, etc, o que é dificultado pelo fato de serem pessoas iletradas, excluídas pela sociedade.

A escola tem um papel fundamental na busca por estes jovens e adultos que estão, por algum motivo, longe da escola. Escola que deve fazer com que as pessoas se conscientizem de seus direitos e participem coletivamente das decisões para enfrentar seus problemas. Como educadores devemos ouvir o que estes estudantes têm a dizer e traçar um diálogo onde as idéias possam ser confrontadas e debatidas.

Para haver a inclusão na EJA, a escola deve compreender a dinâmica em que vivem estes estudantes, trazer para dentro da escola o que permeia seu dia-a-dia, sejam elas as questões econômicas, sociais, culturais, religiosas, políticas e afetivas, ou seja, manter um diálogo com o estudante.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Querida,

Gostei de acompanhar suas postagens durantes esse eixo, vc conseguiu incentivar minha leitura com sua forma de escrita.

Bjoas e parabéns, sucesso em sua caminhada docente.