Pesquisar este blog

domingo, 13 de junho de 2010

6ª postagem

6ª postagem

Na disciplina de artes estamos produzindo fuxicos, cuja intenção é aprimorarmos a concentração e as habilidades motoras, uma vez que a maioria dos estudantes não teve oportunidades de desenvolver estas habilidades.

Durante a realização dos fuxicos, foi contada a história, ou seja, uma das versões da origem do fuxico, que é o aproveitamento de tecidos, sendo que aqui no Brasil colônia, as mulheres (senhoras) e escravas, durante a realização dos fuxicos, aproveitavam para conversar e falar sobre vários assuntos.

Também aproveitamos o momento para, durante a realização dos fuxicos, fazer rodadas de chimarrão e conversarmos sobre diversos assuntos.

Os estudantes dessa turma não costumam faltar, principalmente nessas aulas, eles nos confessam que a escola é o melhor lugar para que eles façam algo por si próprio, sem que marido, mulher, filhos os chamassem ou interrompessem em seus afazeres, e ainda que o horário de aula é a melhor parte do dia deles.

Para confirmar o sucesso de um momento distinto destes na escola, Massagão (1997, p. 34) nos relata que:

Os produtos passiveis da educação escolar não se reduzem ao aprendizado da leitura, escrita e matemática”, mas também e principalmente a autonomia e auto-estima positiva, advinda dessa nova concepção que o aluno passa a ter dele mesmo, justamente contraria à visão que ele tinha de si mesmo : “experiências passadas de fracasso e exclusão normalmente produzem nos jovens e adultos uma auto-imagem negativa.”

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Angelica,

Mais uma vez uma beleza de postagem, linda, adorei. Ao ler sua postagem fiquei com uma vontade enorme de estar lá fazendo fuxico e ouvindo a história de origem do mesmo, sem falar do chimarrão.
Adorei a criatividade de sua ação na prática de estágio e da maneira como compartilhou no portfólio.
Parabéns!