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domingo, 13 de junho de 2010

5ª postagem

5ª postagem

Nesta semana o trabalho foi voltado às vitaminas, suas funções e fontes, escrevendo cada palavra e refletindo sobre a forma de como se escreve cada nome de fruta ou verdura.

A curiosidade nessas aulas ficou por conta da falta de participação, os estudantes ouviram quietos e atentos, a impressão é que as informações eram novas, apesar de conhecerem as imagens de frutas e verduras que apareciam no data show não sabiam suas funções, os comentários eram referentes ao paladar que cada alimento.

Após as orientações, a tarefa solicitada era exatamente para que os estudantes montassem uma tabela, em que cada coluna referia-se a um tipo de vitamina e que os alunos recortassem de jornais, encartes e revistas as frutas e verduras para colar em sua respectiva coluna.

A tarefa foi realizada com alguma dificuldade, pois, além de não saberem qual a vitamina existente em cada alimento e por conta disso tinha que consultar o caderno, a outra dificuldade era de procurar as informações contidas no caderno, chegando eu a conclusão de que os alunos não tinham o hábito de fazer pesquisa, além, é claro, da dificuldade, isso de alguns alunos, de ler, haja vista que todos os alunos conhecem as letras, alguns conseguem ler e outros ainda não conseguem formar palavras.

Ma a idéia principal nesta atividade era exatamente propor uma atividade nova, diferente das que os estudantes vinham sendo submetidos:

Que a educação seja um processo através do qual o indivíduo toma a história em suas próprias mãos, a fim de mudar o rumo da mesma. Como? Acreditando no educando, na sua capacidade de aprender, descobrir, criar soluções, desafiar, enfrentar, propor, escolher e assumir as conseqüências de sua escolha. Mas isso não será possível se continuarmos bitolando os alfabetizandos com desenhos pré-formulados para colorir, com textos criados por outros para copia-rem, com caminhos pontilhados para seguir, com histórias que alienam, com métodos que não levam em conta a lógica de quem aprende. (FUCK, 1994, p. 14 e 15)

Ao final da tarefa, os estudantes olhavam com admiração o cartaz produzido por eles.

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