Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

recuperação

Tanto a fala quanto a escrita sofrem alterações constantemente, e por este motivo percebemos na escrita dos alunos e em seu vocabulário termos que não usamos com freqüência ou nunca usamos, isso deve ser levado em consideração na hora de uma avaliação, talvez sua resposta não esteja de acordo com que imaginávamos que ele deveria responder, mais ele está respondendo conforme as palavras contidas em seu vocabulário de uma forma não tão formal, será que ele está errado?
Aprendi neste semestre e passei a respeitar que o letramento é um conjunto de práticas sociais, jamais um aluno vivendo junto a um grupo social menos informado era dar uma resposta, sobre um determinado assunto, usando palavras cujo sentido ele desconhece.
Uma criança desde cedo, ao criar suas histórias, ou ele insere em seu contexto objetos que estão próximos a ele, ou inventa objetos e personagem que estão fora de seu convívio, embora não saiba o que significa ele imagina cenas para este “ser”.
Se, ao passar dos anos, estes objetos ou seres são apresentados à ele com o seu significado correto, será mais uma informação nova para ser inserido em suas futuras argumentações, caso contrário seus argumentos serão qualificados de forma menos formal mais que devem ser levados em consideração durante uma avaliação.

Nenhum comentário: