Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Taylorismo e Fordismo

A maioria das escolas adota o ensino como uma forma fragmentada, exatamente pela resistência dos educando que não conseguem enxergar sua disciplina de atuação junto a outras disciplinas.
O desinteresse por parte dos alunos vai aumentando, aumentando também o número de reprovações e evasões escolares, já que não podem expressar sua opinião, não vêem o que estudam como parte fundamental para uma vida social mais afetiva e colaborativa então não precisa ir à aula.

2 comentários:

Leonardo Porto disse...

Prezada Angélica,

vamos aumentar o número de postagens e seguir as regras das postagens, que reproduzo abaixo:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.

2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.

3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.

4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.

5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?

6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;

7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.

Patricia Grasel disse...

Realamente Angélica, muitas ações docentes estão fechadas em suas disciplinas, ou na grade curricular, mas o que nós professores comprometidos com a inovações pedagógica podemos fazer para mudar ou contribuir para diminuir essa situação de fragmentação e evasão? O que vc tem feito em sua prática docente para não cair na prissão da grade curricular, onde ensino o que está no papel e não o que meus alunso querem aprender?
Fale mais, tenho certeza que vc tem muito para compartilhar comigo, pois percebo em sua atuação como aluna que sua prática é rica de inovações pedagógicas.

Bjos