Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Nas etapas do desenvolvimento moral descrito por Piaget (1973/1997), a criança a partir dos 11-12 anos, já teria um conhecimento exato das regras e os procedimentos a serem tomados já estariam fixos, percebe-se exatamente o contrário, ao chegarem nesta idade é que as agressões aumentam na escola, como explicar? Kant (1996) diz:
"Envia-se em primeiro lugar as crianças à escola não com a intenção de que elas lá aprendam algo, mas com o fim de que elas se habituem a permanecer tranquilamente sentadas e a observar pontualmente o que se lhes ordena…(…) E ainda: a falta de disciplina é um mal pior que a falta de cultura, pois esta pode ser remediada mais tarde, ao passo que não se pode abolir o estado selvagem e corrigir um defeito de disciplina." (KANT, 1996)

Tenho que concordar com Kant que a escola tem responsabilidades no disciplinamento das crianças e não achar normal quando as crianças se agridem mesmo que seja agressão “intencional”, principalmente quando se trata de adolescentes.
Quando o aluno vê sua atitude agressiva como uma atitude natural, dificilmente um diálogo será aceito e fará efeito neste adolescente, o fato é que deve ser levado em conta o meio em que ele vive e, a partir daí, incluir tais assuntos nos planejamentos escolares, para que os alunos possam enfrentar seus medos, seus problemas e dificuldades.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Oi querida... vi sua postagem e encaminhei o link para os professores do Seminário Integrador. Não irei comentá-las, pois essas últimas postagens são referentes as atividades finais, que serão lidas e acompanhadas pelos professores.