Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2009

reflexões

Em filosofia mostrou-nos a importância da argumentação, de podermos argumentar tendo base no que falamos.
Argumentação: é ter a intenção de convencer ou justificar.
Sendo assim, somos nós que devemos mudar nossos conceitos e interagir com o aluno, valorizar o que ele trás do seu dia-a-dia, para não termos adultos bárbaros, sem educação e sem cultura.
“(...) é a escola que modifica sua estrutura para dar conta da aprendizagem do aluno e não o aluno que tem que se adaptar a uma estrutura de escola baseada em ritmos “médios” de aprendizagem” (Freitas, 1999:17)

“Envia-se em primeiro lugar as crianças à escola não com a intenção de que elas lá aprendam algo, mas com o fim de que elas se habituem a permanecer tranquilamente sentadas e a observar pontualmente o que se lhes ordena…(…) E ainda: a falta de disciplina é um mal pior que a falta de cultura, pois esta pode ser remediada mais tarde, ao passo que não se pode abolir o estado selvagem e corrigir um defeito de disciplina.” (KANT, 1996)

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Oi querida... vi sua postagem e encaminhei o link para os professores do Seminário Integrador. Não irei comentá-las, pois essas últimas postagens são referentes as atividades finais, que serão lidas e acompanhadas pelos professores.