Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de junho de 2008

Campo multiplicador

Campo multiplicativo.
Em ciências, uso o campo multiplicativo com meus alunos trabalhando o valor de quilocalorias dos alimentos. Para este trabalho usamos tabelas prontas com os valores calóricos, mas existem alimentos que não encontramos nas tabelas, um exemplo é o valor calórico de uma fatia de cuca. Para conseguirmos, então, este valor, os alunos conseguem os ingredientes usados para um tamanho padrão da cuca e somamos as calorias de cada ingrediente. Tendo o valor total, estabelecemos um determinado número de fatias para a cuca. Pegamos o valor calórico total da cuca e dividimos pelo número de fatias. Temos o valor de kcal para cada fatia, agora é só multiplicar o valor de kcal de cada fatia pelo número de fatias ingeridas.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Olá Angélica,

Em 1º lugar gostaria de dizer que fiquei muito feliz que conseguistes chegar ate o Blog e fazer as tuas postagens. Depois que sou tua tutora. E como tal vou ler as tuas postagens com um olhar mais critica, no intuito que escrevas (e descrevas) os teus relatos de forma mais clara e objetiva, solicitadas pela interdisciplina.
Ao ler a postagem acima percebi que relatas uma passagem de uma atividade realizada por ti. Nela tu descreves o que vocês (professor e alunos) fazem. Mas não define qual o propósito desta atividade e nem como ela ocorre em sala de aula (apenas descreve a atividade). Toda atividade tem um objetivo a ser alcançado, tanto para o aluno quanto para o professor (que seria a tua reflexão, ou seja, aqui nos descreveria a reflexão ocorrida por realizar esta atividade – aprendizagem significativa).
Outra coisa: esta atividade não seria interdisciplinar? Matemática e ciências, por exemplo? Se for, os marcadores são duplos; matemática e ciências;
Certo?
Um abração,
Fabi